sexta-feira, 28 de junho de 2013

COOTRACHUI GANHA TERRENO DO EXECUTIVO



O Presidente da COOPERATIVA DOS CONDUTORES AUTÔNOMOS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE CARGAS DO CHUÍ – COOTRACHUI Wilter Pereira recebeu do Prefeito Municipal do Chuí Renato Hernandez Martins o documento de doação do terreno de 333.62m² para a construção de sua sede. o projeto de lei que foi encaminhado à Câmara de Vereadores, em Abril de 2012, e aprovado por unanimidade foi concluído tarde nesta quarta feira (26/06), iniciando assim uma nova fase para a cooperativa.

Prefeito Renato Martins e o Presidente de COOTRACHUI Wilter Pereira


AssCom - Fotos: Jefferson Pereira

PREFEITO DO CHUI RECEBE MANIFESTANTES

Na tarde desta quarta feira (26/06) o Prefeito Municipal do Chuí Renato Martins recebeu manifestantes na porta da prefeitura.


Um grupo de mais ou menos 30 pessoas saiu pelas ruas da cidade carregando cartazes com dizeres de ordem.
Após cantarem o Hino Nacional Brasileiro em frente ao prédio da prefeitura, o Prefeito Renato Martins conversou com os manifestantes, os quais apresentaram uma lista com reivindicações.





“Apoio a manifestação e o movimento que faz essas reivindicações a nível Federal, Estadual e Municipal; conversei com os manifestantes e deixei claro o estado e os problemas no qual foi entregue a cidade para administrar; também entreguei um relatório do que foi feito e os projetos que serão concluídos até o fim do ano. Agradeço a todos pela paz e respeito mostrada nas ruas” Disse Renato Martins.


AssCom - Foto Jefferson Pereira


terça-feira, 18 de junho de 2013

REALIZADO O PRIMEIRO ENCONTRO DA MELHOR IDADE NO CHUI

Aconteceu na Sede Social do CTG Querência do Chui o 1º Encontro da Melhor Idade.







Idealizado pela Primeira Dama Claudia Rodrigues Pereira, o encontro aconteceu no ultimo dia 15/06 no CTG Querência do Chui, a presença do Grupo em formação da Melhor Idade do Chui e de grupos da Melhor idade de Santa Vitoria do Palmar e de Chuy - Uruguai deram o encanto especial ao encontro. O saboroso Chá com Bolo servido aos convidados e as apresentações deram o encanto a esse Primeiro de muitos Encontros da Melhor Idade em nossa cidade. 




Equipe de Trabalho.
AssCom - Fotos: Jefferson Pereira

PREFEITO RENATO MARTINS ASSINA TERMO DE IMISSÃO DE POSSE.



Na ultima segunda feira (17/06) o Prefeito Renato Martins assinou o Termo de Imissão de Posse do imóvel localizado na RS 669 (Antiga Transportadora Latino America ). O imóvel tem uma área de 2 hectares que acomodará futuramente as instalações da Prefeitura.


" Me sinto satisfeito e orgulhoso pela conquista e pelo trabalho dedicado de todos para que esse imóvel fosse adquirido  sabendo que teremos uma economia enorme nos cofres públicos e que o dinheiro hoje gasto com alugueis de prédios será revertido no pagamento de um imóvel que futuramente será da propriedade de todos os Chuienses." disse o Prefeito Renato Martins


Prefeito Renato Martins percorrendo as instalações do imóvel 

Autoridades que acompanharam a visita ao novo imóvel

AssCom - Fotos: Jefferson Pereira



quinta-feira, 13 de junho de 2013

VEM AI O 1º ENCONTRO DA MELHOR IDADE


Acontecerá no próximo sábado (15/06) o 1º Encontro da Melhor Idade.
Idealizado pela 1º Dama do Município Claudia Rodrigues Pereira, o evento será na Sede Social do CTG Querência do Chuí a partir das 16:30hs.

Diversas trações musicais locais e de municípios vizinhos animarão o Chá Dançante.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

EXECUTIVO PARTICIPARÁ DE IMPORTANTE REUNIÃO DO PAIR MERCOSUL EM MONTEVIDEO.


Nos próximos dias 10 e 11 de Junho o Prefeito Renato Martins participará de uma importante reunião na Capital do Uruguai.
Conforme a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Coordenação do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é de enorme importância o conhecimento dos assuntos que vem sendo tratado.
Junto ao Prefeito, também estará presente na reunião o Coordenador da Assistência Social do Município José Uiraçaba.

Fonte AssCom.






Projeto de enfrentamento ao tráfico de crianças e adolescentes realiza Seminário Final em Montevidéu



Coordenação técnica de todo o processo foi realizada pela UFMS, por meio do Programa Escola de Conselhos



Acontece nos dias 10 e 11 de junho na cidade de Montevidéu, Uruguai, o Encontro de Disseminação dos Resultados do PAIR Mercosul. O evento reunirá representantes dos governos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, equipe técnica das instituições executoras do PAIR Mercosul, representantes dos municípios envolvidos no projeto, além da equipe de coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Seminário é uma das atividades previstas na construção do projeto "Estratégia Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Mercosul PAIR Mercosul", sobretudo no que concerne ao comprometimento de atores das distintas esferas de governo e da sociedade civil para implementação do Acordo Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes, firmado no âmbito da Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul (RAADH).

O projeto é fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Coordenação do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Escola de Conselhos PREAE/ UFMS, tendo o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Neste sentido, a UFMS foi escolhida pelas altas autoridades da Iniciativa NiñoSur para ser responsável pela coordenação técnica e metodológica da implantação do PAIR Mercosul. Sendo assim, além de adaptar e repassar a metodologia utilizada, também fez todo o processo de capacitação dos países, supervisão das ações, monitoramento das atividades e resultados, bem como toda a sistematização do que foi realizado ao longo do projeto.

De acordo com o coordenador do Programa Escola de Conselhos, Ângelo Motti, esse encontro reunirá os quatro países com o objetivo de discutir os problemas que foram indicados ao longo da execução do projeto. "Ao mesmo tempo em que fecha um ciclo ações, esse evento marcará o início das providências bilaterais que poderão dar soluções aos problemas levantados pelas comunidades fronteiriças. Além de colocar à disposição dos países um aplicativo (bem público regional) que poderá ser utilizado no enfrentamento de situações correlatas ou mesmo questões que envolvam violações de direitos humanos nas regiões de fronteiras", afirma Motti.

Dessa forma, o evento é mais um elemento desse projeto que propõe estabelecer mecanismos de cooperação internacional que permitam à construção coletiva de soluções efetivas, a troca de informações e experiências, a coordenação das intervenções nacionais e o estímulo a ações conjuntas, permitido a construção de uma rede regional e a racionalização do investimento público destes pares no enfrentamento da violência sexual.

Durante o encontro também será feita a apresentação e lançamento da publicação "Estratégia Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual no Mercosul PAIR MERCOSUL", publicada pela Editora UFMS.  

PAIR Mercosul
A implantação do PAIR MERCOSUL compreende a iniciativa para a Promoção de Bens Públicos Regionais financiados pelo BID, visando à implantação de uma estratégia regional de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e trafico para esses fins, em 15 cidades gêmeas das fronteiras entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, sendo Chui BR, Chuy UY, Santana do Livramento BR, Rivera UY, Uruguaiana BR, Paso de Los Libres AR, Puerto Iguazu AR, Ciudad del Este PY, Foz do Iguaçu BR, Bella Unión UY, Barra do Quaraí BR, San Tomé AR, São Borja BR, Rio Branco UY, Jaguarão BR. 

O projeto foi a primeira ação de campo do Mercosul Social e Participativo envolvendo questões de direitos humanos em uma região geográfica abrangente. Sendo pioneiro no envolvimento direto das comunidades, bem como das instituições públicas e sociais na construção de uma agenda regional para a superação de um problema comum.

Como diferencial deste projeto, Angelo Motti salienta a participação direta dos países. "Foram as próprias comunidades que produziram os Diagnósticos Participativo Situacional da exploração sexual de crianças e adolescentes e do tráfico para esses fins nas cidades envolvidas, e a partir desses dados indicaram as providências necessárias para a superação. Além de se capacitarem para melhor compreender as dinâmicas que envolvem os problemas apontados, bem como suas atribuições no processo de proteção dos direitos infantojuvenis", destaca.

Toda a execução financeira do PAIR Mercosul foi realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) à Universidade do Mato Grosso do Sul FAPEC/ UFMS.

Mais informações sobre o Projeto podem ser obtidas no site  mercosul.ledes.net 


Fonte: Escola de Conselhos UFMS


quarta-feira, 5 de junho de 2013

FORMAÇÃO DO GRUPO DA MELHOR IDADE NO CHUÍ

Idealizada pela 1° Dama Claudia Rodrigues Pereira, aconteceu hoje (05/06) a primeira reunião para formação de um Grupo da Melhor Idade do Chuí.
O objetivo de criar o grupo é de conscientizar os idosos de seus direitos segundo o estatuto do idoso, e buscar uma melhor qualidade de vida, fortalecendo a participação social.

"Com certeza teremos  total apoio do executivo para o que for preciso" disse Claudia Rodrigues Pereira (Primeira Dama do Município).





Será realizado no dia 15 deste mês o Chá Dançante organizado por integrantes do grupo, que se realizará no prédio do antigo restaurante Mar del Plata.



Fotos: AssCom Prefeitura Municipal do Chuí

SEMANA DO MEIO AMBIENTE .

A Secretaria da Educação do Município do Chuí, tem a honra de convidar toda a comunidade escolar para uma palestra com o Idealizador e Coordenador do Projeto RECICLO TUDO PÁ TU BATÊ, Wagner Marzulo Viana. Nesta quarta-feira 05 de junho (Dia Internacional do Meio Ambiente), às 16:00 no Auditório da Escola General Artigas.







Fonte: SMED - Chuí

TODOS CONTRA A PARALISIA INFANTIL

Todas as Crianças de 6 meses a 5 anos incompleto estão convocadas a se vacinar contra a paralisia infantil, são só duas gotinhas.
Nesse dia 8 de junho leve seu filho ao posto de vacinação mais próximo. 
A Vacina é um direito da criança. Temos a obrigação de manter a paralisia infantil
longe do Brasil. 
"Com 2 Gotinhas seu filho ficará super protegido."

TODOS CONTRA A PARALISIA INFANTIL.
DIA 8 de Junho dia D.

É nesse dia 8 de junho das 08:00 hs às 17:00 hs.

A partir do dia 9 ao dia 21 a vacinação ocorrerá normalmente nos horários de vacinação do Centro de Saúde: De SEGUNDA À SEXTA de 09:00h à 11:00h e de 14:00h à 17:00h.