quinta-feira, 2 de maio de 2013

GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL E URUGUAI REALIZARÃO NOS DIAS 24 E 25 DE MAIO A FEIRA DE SERVIÇOS DIRECIONADOS AOS TRABALHADORES

Estiveram reunidos no gabinete do prefeito Renato Martins diversas autoridades Brasileira e Uruguaias discutindo sobre o Evento Binacional que será realizado em nossa fronteira nos dias 24 e 25 de maio à Feira Binacional Socio-Laboral assim denominada pelo governo Uruguaio.
Estiveram presente na reunião o Consul do Uruguay no Chuí Carlos Nadal Rios,  Dra Raquel Villamil San Juan - Diretora Nacional de Coordenação no Interior da ROU (Ministério de Trabalho e Segurança Social ), Alvaro Coronel - Coordenador Nacional para o Mercosul (Ministério de Trabalho e Segurança Social) Paulo Ott - Chefe de Gabinete (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social), Leila Childen - Assessora (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social), Francisco Laxalte - Edil de Chuy Uy.


AssCom - Foto: Jefferson Pereira




RIO GRANDE DO SUL E URUGUAI IRÃO REALIZAR FEIRAS DE SERVIÇOS DIRECIONADOS AOS TRABALHADORES

Foto: Neemias Freitas
O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, acompanhado do presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Heitor Goularte, participou de reunião com o Ministro do Trabalho e Seguridade Social do Uruguai, Eduardo Brenta, em Montevideo. No encontro, Lara apresentou o projeto Feira Social e do Trabalho, baseada no modelo do Mutirão Social, que vem sendo executado em diversas cidades do Rio Grande do Sul. O programa será adaptado para integrar através de feiras os governos gaúcho e uruguaio fornecendo informações sobre direitos e benefícios aos trabalhadores que moram em um país e trabalham em outro.
Segundo Lara, o objetivo é fornecer a Carteira de Trabalho do Mercosul e a Carteira de Identidade de Cidadão Fronteiriço aos trabalhadores das regiões de fronteira, bem como oferecer serviços comuns aos dois países. “Com estes documentos o brasileiro pode usufruir de todos os benefícios que os trabalhadores uruguaios têm no Uruguai e vice-versa”, afirmou. A medida assegura todos os direitos trabalhistas aos trabalhadores dos dois países.
Os eventos estão previstos para ocorrer ao longo do ano, em seis municípios gaúchos que fazem fronteira com o Uruguai: Chui, Jaguarão, Aceguá, Santana do Livramento, Quaraí e Barra do Quaraí. “Hoje, os trabalhadores de zonas fronteiriças necessitam ir a Porto Alegre ou Montevideo para regularizar sua situação e muitos não fazem pela burocracia”, salientou Lara.
O ministro do Trabalho e Seguridade Social, Eduardo Brenta , saudou o projeto colocando todo o corpo técnico do Ministério a disposição para trabalhar na organização dos eventos. “Ações conjuntas mostram que a união pode auxiliar os trabalhadores dos dois países e facilitar a regularização de nossos trabalhadores uruguaios e brasileiros”, finalizou.
A primeira edição está prevista para maio. O Mutirão Social é uma das ferramentas responsáveis pelo sucesso gaúcho, que conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é o Estado que mais trouxe brasileiros para os programas sociais.
Também participaram do encontro a coordenadora do Planejamento Estratégico da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Leila Chiden e o chefe de Gabinete da Secretaria, Paulo Ott, o coordenador para assuntos do Mercosul do Ministério do Trabalho e Seguridade Social, Alvaro Coronel e o Subsecretário da pasta, Nelson Loustaunau.
Qualificação
O presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Heitor Goularte, lembrou a oportunidade de haver um intercâmbio de ideias na qualificação profissional. “No Rio Grande do Sul qualificamos cerca de 40 mil trabalhadores, somente no ano passado. Estes cursos ainda podem ser oferecidos para os trabalhadores do Uruguai através de convênios levando em conta as áreas de vocação”, destacou.

FONTE : Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário